Unindo o útil ao agradável, esperei até que todos os brothers completassem a maior idade para realizar um convite de forma abrangente, que fosse uma coisa que a gente fizesse junto, até pra não ficar com medo e ter pessoas que te apoiam perto de você.
[Mentira falta a Naara ! =/ Desculpa mãe!]
Então que tal combinarmos um dia para fazermos essa boa ação, não boa ação pra quem vai receber, mais pra nós mesmos. Ia ser bonito...
Já andei pesquisando sobre isso e já tenho algumas informações
Vejão está animação no site Hemominas : http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/utilidadepublica/hemotur/
(RETIRADO DO SITE DO HEMOMINAS)
Quem pode se candidatar à doação de sangue
Quem pode doar
- quem tem e está com boa saúde;
- quem tem idade entre 18 e 65 anos;
- quem pesa acima de 50 kg;
- quem dorme bem na noite anterior à doação;
- mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar
- quem teve hepatite após os 10 anos de idade;
- quem tem comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos últimos sete dias anteriores à doação;
- quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
- quem usou ou usa drogas;
- quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
- quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
- quem fez exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses anteriores à doação;
- quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
- quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso.
Lembrando que:
Não se deve doar sangue em jejum. Pela manhã, alimentar-se antes; à tarde, dar um intervalo de 3 horas após o almoço;
Não vale desistir
A doação é possível nas condições citadas acima. Quem não pode doar, de imediato, pode voltar em outra oportunidade. A Hemominas conta com a solidariedade de todos. Outras condições que também possam impedir a doação são avaliadas na triagem clínica, antes do procedimento. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo. A Hemominas não discrimina ninguém, mas existem doenças que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser totalmente evitadas com a realização dos testes sorológicos, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames.
É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial – Carteira de Identidade, de Trabalho, Profissional, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista. No caso de carteira de motorista, deve estar dentro do prazo de validade.
É possível doar somente uma parte do sangue
Através de um processo especial denominado aférese, pode-se doar somente uma parte do sangue. Em algumas unidades da Fundação Hemominas - Hemocentros de Belo Horizonte, Uberaba e Juiz de Fora - existe um tipo de coleta denominada plaquetaférese onde o doador doa somente plaquetas. É um método simples e muito seguro, que permite retirar até oito (8) unidades de plaquetas de uma única doação. Isso significa grande benefício aos pacientes. A plaquetaférese demora, em média, 1 hora e 40 minutos. O tempo é maior que a doação normal de sangue porque, nesse procedimento, as plaquetas são separadas automaticamente dos outros componentes do sangue.
Esse tipo de doação beneficia os pacientes que estão com algum tipo de problema no processo de coagulação sanguínea, especialmente pacientes com leucemia ou que estão sendo submetidos à quimioterapia. As condições para realizar a doação de plaquetas são as mesmas exigidas para a doação de sangue total, citadas acima; porém, um mesmo doador pode realizar esse tipo de doação várias vezes ao ano, obedecendo a um intervalo mínimo de 30 dias entre doações de plaquetas. Todo o material utilizado é descartável7001 razões para doar sangue
Sangue é um “remédio” diferente dos outros: não se fabrica em laboratórios, não se compra em farmácia - apenas o corpo humano é capaz de produzi-lo. E para ter sangue em estoque é preciso tocar a sensibilidade e a solidariedade humanas. A todo instante, pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de urgência, de transplantes etc. Além disso, alguns pacientes como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas precisam, constantemente, receber transfusão de sangue e hemocomponentes.
Por isso, a Hemominas investe em estratégias de captação de doadores, mobilizando a população para que incorpore a doação de sangue de forma consciente e habitual. Mesmo porque, principalmente em períodos críticos como feriados de Natal, carnaval etc, o estoque de sangue baixa e é preciso que as doações aconteçam regularmente para que a instituição possa atender às demandas com tranquilidade. Em Minas, 2% da população doam sangue. Atualmente, a Hemominas é responsável por cerca de 92% do sangue transfundido no estado e contabiliza cerca de 23.000 doações efetivas de sangue/mês.
Doar sangue é simples e seguro
A Fundação Hemominas tem o dever de trabalhar para preservar a saúde dos candidatos à doação e também a dos pacientes que irão receber a transfusão. Para isso, ela segue a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 153, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que define o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, processamento, testagem, armazenamento, transporte, controle de qualidade e uso humano de sangue e seus componentes. Os doadores são selecionados de acordo com as leis vigentes recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), observando-se as normas de segurança estabelecidas com base em vários estudos.
A doação não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza. A triagem clínica é rigorosa e o candidato só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo e são de fundamental importância para a boa qualidade do sangue que será transfundido nos pacientes. O material utilizado é descartável e não há risco de contrair doenças durante o procedimento. A cada doação há uma nova avaliação clínica e o sangue é submetido a rigorosos testes laboratoriais. Os equipamentos são de última geração, os profissionais recebem treinamentos constantes.
Doar sangue não dói... a picada da agulha incomoda só um pouquinho. São tirados cerca de 450 ml de sangue, procedimento que demora poucos minutos. O volume colhido não faz falta ao doador e o organismo se encarrega, rapidamente, de sua reposição.
E o melhor: os cerca de sete mil pacientes assistidos diretamente pela Rede Hemominas, em todo o estado, além dos atendidos via estabelecimentos de saúde, agradecem.
Intervalo entre doações
Mulheres
Podem doar sangue com um intervalo de 90 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo três vezes em um período de 12 meses.
Homens
Podem doar sangue com um intervalo de 60 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo quatro vezes por ano.
Pessoas com mais de 60 anos, independente do sexo, devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre doações.
Outras condições que também poderão impedir a doação serão avaliadas na triagem antes da doação.
Outras condições que também poderão impedir a doação serão avaliadas na triagem antes da doação.
Doação de plaquetas
A doação de plaquetas pode ser realizada até 12 vezes ao ano, tanto por homens como por mulheres. O intervalo mínimo entre uma doação de plaquetas e outra é de 30 dias.
Após uma doação de sangue total é necessário aguardar 60 dias para doar plaquetas; porém, 15 dias após doar plaquetas, o doador já pode candidatar-se a uma doação de sangue total.
Para doar plaquetas é necessário que o candidato tenha realizado uma doação (sangue ou plaqueta), em qualquer unidade da Fundação Hemominas, há menos de um ano. Este tipo de doação deverá ser agendado previamente.Após uma doação de sangue total é necessário aguardar 60 dias para doar plaquetas; porém, 15 dias após doar plaquetas, o doador já pode candidatar-se a uma doação de sangue total.
Cuidados pós-doação
- Aguardar no mínimo uma hora para dirigir curtos percursos e duas horas para viagens;
- Não fumar por, no mínimo, duas horas;
- Não pegar peso com o braço utilizado para a doação;
- Não fazer exercício físico acentuado nas próximas 12 horas
Testes pré e pós-doação
A cada doação, o doador passa por uma nova avaliação médica e seu sangue é submetido, novamente, a rigorosos testes laboratoriais. Se convidado a repetir os testes, o retorno do doador à instituição é de extrema importância. Os testes realizados são de triagem e não para diagnósticos, podendo ocorrer resultados falso-positivos. Não há motivos para preocupação em caso de convocação para uma nova consulta médica ou para a repetição de exames.
Quem doa sangue ganha o atestado do dia de Trabalho, quem não pode doar ganha o atestado de comparecimento, o Hemominas funciona de segunda à sábado, a doação é agendada, pode doar sangue ou plaquetas.
Link para o Hemominas mais próximo: http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/unidades/hemocentros/belohorizonte/
Então galera animam ou não?
Vamos marcar?